CDI - Comitê para a Democratização da Informática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CDI - Comitê para a Democratização da Informática

Mensagem por Admin em Ter Jan 19, 2016 7:05 pm

O CDI é uma organização social que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 842 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 15 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, Venezuela, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. Essa Rede Global é coordenada e acompanhada por 24 escritórios regionais e Internacionais, estendendo-se aos lugares mais remotos do Brasil e da América Latina, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

Nossa Etopia:
Imagine um mundo onde os indivíduos se apropriam da tecnologia para construir uma sociedade mais justa e livre.

Nosso Compromisso:
Fazer do uso da tecnologia uma experiência de conexão e mobilização de indivíduos que, juntos, criam soluções para a sociedade.

Nossa História:
O CDI surgiu em 1995, a partir de uma grande campanha de arrecadação de computadores intitulada “Informática para Todos”. Naquela época, ficou claro que não adiantava somente disponibilizar computadores para as pessoas, pois elas não sabiam como utilizar, era preciso capacitar e sensibilizar para o uso da ferramenta tecnológica. Foi assim que nasceu a primeira Escola de Informática e Cidadania (EIC) da ONG, no Morro Dona Marta, Zona Sul do Rio de Janeiro, oferecendo cursos básicos de informática e aplicando uma metodologia pedagógica própria do CDI, inspirada nos preceitos do educador Paulo Freire. A iniciativa acabou gerando outros espaços semelhantes em diversas comunidades de baixa renda no Brasil e, logo depois, em vários países latino-americanos. O modelo CDI ganhou visibilidade e capilaridade num ritmo muito veloz e, a partir daí, vem inspirando diversas ações e movimentos contra o apartheid digital, pois tanto a organização quanto seu fundador tornaram-se, reconhecidamente, referência mundial na área de inclusão e empoderamento digital (leia mais em Prêmios e Reconhecimento).

Nossa Metodologia:
O CDI utiliza a metodologia dos cinco passos, baseada no Método Paulo Freire. Paulo Freire desenvolveu uma técnica de alfabetização de adultos simplificada, baseada no contexto do universo de cada indivíduo, tornando-os agentes de sua própria transformação. O CDI adaptou os passos para os espaços de empoderamento digital:

Leitura de mundo, onde os alunos são estimulados a analisar a própria realidade;
Problematização, quando chegam a uma conclusão de um problema comum a todos;
Planejar a ação, passo onde devem propor uma forma de solucionar o problema;
Execução, que envolve a mobilização da comunidade para a ação;
Avaliar o caminho percorrido, fechando um ciclo e dando início a uma nova etapa.

Todos os seus educadores são capacitados dentro desta metologia, onde reside o diferencial do CDI em relação a outras ações de inclusão digital: a tecnologia se torna um meio e não somente o fim. O objetivo maior é o desenvolvimento da consciência cidadã para que os indivíduos consigam transformar a realidade em que vivem para algo melhor e mais positivo. Além disso, o CDI forma os educadores para desenvolver nos jovens as Competências do Século XXI, fomentando o empreendedorismo e capacitando para o mercado de trabalho de forma a gerar renda e empregabilidade.

O CDI transforma vidas através da tecnologia.

http://www.cdi.org.br/

Admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/01/2016

Ver perfil do usuário http://ongsdobrasil.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum