Anistia acusa Apple e Samsung de conivência com trabalho infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Anistia acusa Apple e Samsung de conivência com trabalho infantil

Mensagem por Admin em Ter Jan 19, 2016 6:53 pm

Um novo relatório da Anistia Internacional identificou que grandes fabricantes de produtos eletrônicos como a Apple e Samsung não estão fazendo o necessário para prevenir o trabalho infantil na extração de cobalto. O mineral é usado para produzir as baterias íon-lítio que alimentam seus produtos.

A Anistia Internacional e a African Resources Watch (Afrewatch), organização não governamental, descobriram que comerciantes compram cobalto de áreas de trabalho infantil e o vendem para uma empresa de minerais chinesa.

O cobalto chega às empresas de tecnologia através de uma rota complicada, envolvendo uma série de intermediários.

A Congo Dongfang Mining e a gigante chinesa de minérios Zhejiang Huayou Cobalt processam o cobalto vendido para três fabricantes de componentes de baterias na Coreia do Sul e China, que por sua vez vendem a fabricantes de bateria que suportam companhias de tecnologia e carros, incluindo aí Apple, Microsoft, Samsung, Sony, Daimler e Volkswagen.

A outra metade do fornecimento global de cobalto vem da República Democrática do Congo (RDC) e o governo estima que 20% do cobalto atualmente exportado vem de mineiros artesanais no sul do país, incluindo aí crianças de 7 anos, que trabalham com suas próprias mãos usando ferramentas básicas, apontou o relatório.

A longa exposição a poeira que contém cobalto pode resultar em doenças potencialmente fatais do pulmão, alerta a Anistia, que também indica outras doenças que podem resultar desde problemas respiratórios a doenças de pele quando em contato com o cobalto.

O relatório culpa a República Democrática do Congo assim como as partes na cadeia de abastecimento incluindo tais companhias citadas, ressaltando que a promessa de zero tolerância com o trabalho infantil não significa nada quando elas não investigam seus fornecedores.

Quando contatada, a Apple enviou por e-mail uma cópia da sua total submissão a Anistia Internacional. Nessa declaração, ela diz que o trabalho infantil não é tolerado em sua cadeia de suprimentos e a empresa não só tem "normas estritas, rigorosas auditorias e medidas preventivas, como também procura ativamente por qualquer violação”.

A companhia disse que atualmente está avaliando dezenas de diferentes materiais, incluindo cobalto, a fim de identificar o trabalho e os riscos ambientais, bem como oportunidades para a Apple trazer "mudanças eficazes, escaláveis e sustentáveis", mas avisou que não poderia fazer isso sozinha e que não existem soluções rápidas para os desafios da cadeia de abastecimento global.

A Samsung não respondeu imediatamente a pedidos de comentário. A Samsung SDI, braço responsável pela fabricação de baterias do grupo, disse a Anistia Internacional e Afrewatch que “é muito difícil traçar a fonte de minerais devido a não divulgação de informações dos fornecedores e a complexidade das cadeias de abastecimento.

Das 16 companhias multinacionais que foram identificadas no relatório que compram baterias de fabricantes que usam cobalto processado da Huayou Cobalt, duas delas negaram fonte de qualquer cobalto da República Democrática do Congo e cinco negaram fontes da Huayou Cobalt.

Algumas das companhias ou aceitaram ou não estavam certas sobre as reivindicações da Anistia ou disseram ainda que estavam investigando tais declarações.

A Comissão de Segurança e Intercâmbio dos Estados Unidos aprovou uma regra em 2012, que obriga empresas a divulgarem publicamente o uso de "minerais de conflito", que incluem tântalo, estanho, ouro ou tungstênio originado na RDC ou de um país adjacente. Os minerais são descritos como materiais de conflito porque a sua venda beneficia grupos armados nesses países.

O mercado de cobalto não é regulamentado e não é abrangido pelas regras sobre minerais de conflito existentes nos EUA, de acordo com o relatório da Anistia Internacional.

FONTE: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2016/01/19/anistia-acusa-apple-e-samsung-de-conivencia-com-trabalho-infantil/

Admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/01/2016

Ver perfil do usuário http://ongsdobrasil.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum